Major Sales em Foco

MAJOR SALES EM FOCO - Notícias e Informações é a nossa Prioridade! Muito Obrigado Por Sua Visita! Deus é Fiel...

domingo, 21 de agosto de 2011

0 Biografia do Médico e amigo Dr. Pio X Fernandes

Dr. Pio X Fernandes, nasceu em 10 de agosto de 1954, no sítio São Miguel, hoje município de Major Sales (RN), mas naquela época pertencia ao município de Luis Gomes. Filho de Primo Fernandes e de Josefa Nilza Fernandes – casal reonhecidamente sábio por natureza, dos quais muito se envaidece pelos edificantes exemplos de vida.

Foi alfabetizado no sítio São Miguel; estudou a educação primária, da 1ª a 4ª Séries no Colégio Afonso Pereira e na Escola Estadual Juvelina Gomes, ambas na cidade de Uiraúna/PB, concluindo o 1º e 2º Graus no Colégio Estadual do Tambiá, em João Pessoa/PB.

Aprovado no dificil vestibular de Medicina da Universidade Federal da Paraíba UFPB, participou intensamente da vida acadêmica até o quinto ano do curso. O sexto e o último ano de medicina foi cursado em regime  de internato no tradicional Hospital de Base de Brasilia (HBDF). Em seguida, foi aprovado para a residência médica em cirurgia geral no mesmo HBDF, obtendo a primeira colocação no concurso. Paralelamente, foi aprovado para a residência de Cirurgia no Hospital das Forças Armadas em Brasilia e Anestesiologia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP. Optou por fazer residência médica no HBDF, sob orientação do grande mestre da Cirurgia Brasileira, Dr. Francisco Pinheiro Rocha, do que muito se orgulha.

Como residente desempenhou algumas funções de liderança, como chefe dos residentes, Estagiários e Internos e Síndico Gestor do alojamento dos residentes do HBDF. Ao final da residencia foi aprovado no Concurso para Médico Cirugião da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, designado para trabalhar no Hospital Regional de Sobradinho/DF, onde foi chefe da Clínica Cirúrgica e Preceptor dos Residentes e Estagiários. Na mesma época foi aprovado para o concurso médico Perito da Fundação Educacional do Distrito Federal, bem como foi selecionado para médico do Hospital do Comando Naval de Brasilia e plantonista da renomada Clinica Santa Luzia. Durante o período que trabalhou em Brasilia, participou de vários cursos e estágios, ministrou palestras, participou de mesas redondas, congressos e apresentações de trabalhos científicos e publicações em revistas, entre outras atividades clinicas.

Em 1985, transferiu-se para a cidade de Pau dos Ferros/RN, para ser medico cirurgião no Hospital Dr. Cleodon Carlos, atividades que estendeu a vários outros municípios como: Mossoró, Itaú, São Miguel, Encanto, Francisco Dantas, Marcelino Vieira, Água Nova, José da Penha, Paraná, Major Sales e Luis Gomes.

Outro campo de atuação que muito lhe orgulha e envaidece tem sido a atividade política. Tendo oportunidade de realizar trabalhos em prol do desenvolvimento, principalmente no municipio de Luis Gomes, onde foi eleito vice prefeito e depois prefeitos por três gestões. Entre muitos ilustres companheiros nesta seara, destaca o Padre Raimundo Osvaldo, com quem aprendeu muito.


Como acontecimento mais significativo de sua vida, regístra o seu casamento, em 10 de maio de 1987, com Maria Elce Mafaldo Paiva Fernandes, mulher de inconfundíveis atributos, companheira real, de singular beleza física, intelectual e espiritual, nascendo desta união os filhos Manuel Otto, Adauto Luis, Mariana e Vitória.

Hoje orgulha-se do trabalho de médico, ajudando a salvar vidas, principalmente dos mais humildes e desprovidos de condições materiais, bem como das oportunidades de ser prefeito de Luis Gomes/RN, por três ocasiões, oportunidades em que pode deixar um grande legado, com ações efetivas com vistas a garantir dignidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Luis Gomes. Dentre as muitas políticas públicas realizadas ao longo destes desafiadores anos, destaca a efetiva participação no processo que culminou com a emancipação da cidade de Major Sales e, como administrador do município de Luis Gomes, ressalta os investimentos no setor de educação, a diminuição do analfabetismo e criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na sáude, destaca a conclusão do aparelhamento do Hospital Antônio Linhares e a diminuição da mortalidade materno infantil.

Por fim, Dr. Pio X Fernandes diz-se iluminado pelas luzes do Divino Espírito Santo, as bençãos de Deus e que sua vida e seu destino são resultados da proteção dos anjos que, em todos os momentos de alegria e adversidades, nunca deixaram de estar ao seu lado.      



Dr. Pio X ao lado da esposa e dos quatro filhos



Casamento de Dr. Pio e Maria Elce, cortando o bolo

Dr. Pio e Maria Elce, super felizes


Dr. Pio X, Maria Elce e Padre Raimundo Osvaldo

Dr. Pio ao lado de Maria Elce e de sua mãe Dona Nilza

Festa de Formatura de Dr. Pio X ao lado de sua irmã Maria do Carmo

Posse do 1º Mandato de Prefeito em Luis Gomes-RN

Dr. Pio X ao lado dos irmãos


Dr. Pio X na Marinha

Dr. Pio X com o Grupo de Fuzeleiro Naval

Dona Nilza Mãe de Dr. Pio X Fernandes

Dr. Pio X e sua irmã Maria do Carmo, em sua 1ª Comunhão
Matéria Postada pelo: Sargento Andrade
Republicada Por: Maciell Ribeiro


0 comentários:

Postar um comentário

RECADOS