Major Sales em Foco

MAJOR SALES EM FOCO - Notícias e Informações é a nossa Prioridade! Muito Obrigado Por Sua Visita! Deus é Fiel...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

0 Natal não tem risco de epidemia de dengue

Pela primeira vez em 12 anos, índice de infestação do Município foi controlado; Sesap atribui quadro ao trabalho de campo dos agentes endêmicos.

Pela primeira em 12 anos, Natal foi considerada satisfatória dentro dos parâmetros que medem os riscos de infestação do aedes aegypti, o transmissor da dengue.
Juliana Araújo, subcoordenadora da Sesap.

A avaliação foi revelada, durante o Jornal 96, da 96 FM, pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Juliana Araújo, segundo quem o Município atingiu índice de infestação de 0,9% - considerado bom - em razão do trabalho de campo desenvolvido pelos agentes de endemias.

Esta semana, o Ministério da Saúde divulgou dados referentes ao Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). No RN, duas cidades foram consideradas preocupantes: Morroró e Currais Novos.

Mapeamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, contudo, vai mais além e indica que 60% das cidades do RN apresentam Lira superior a 1%, índice a partir do qual se considera preocupante a situação do município.

"A gente já esperava por esse resultado. Alguns municípios melhoram, mas, num geral, não é surpresa a divulgação desses dados" comentou Araújo, explicando que cabe aos municípios a execução dos programas de combate à dengue; Estado dá suporte e faz monitoramento.

Em 2011, mais de 26 mil casos de dengue foram confirmados no RN. Setenta pessoas morreram com suspeita da doença; até agora, 16 foram confirmados.

Meningite
Araújo comentou o caso da cantora Ivete Sangalo, que após se apresentar em Natal, no sábado (3/12), apresentou quadro de meningite no domingo, em Salvador, onde foi internada. De acordo com a subcoordenadora, não há a possibilidade de haver surto da doença ou de a cantora ter contraído a meningite no RN.

"É que o período de incubação da doença é de dois a 10 dias. O que significa dizer que a cantora Ivete Sangalo já chegou ao Estado com a doença", explicou Juliana Araújo.
 
Fonte: Nominuto.com
Postado Por: Maciel Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

RECADOS